Apocalipse 1
Versículos de 12 a 16
12 Voltei-me para ver quem“Voltei-me para ver quem falava comigo” — Jesus se apresenta por meio de figuras que destacam características de sua divindade e mostram como vai agir com a humanidade ao longo do que é revelado nesta profecia. falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros“candeeiros de ouro” — Representam as igrejas. Apareceram pela primeira vez nas instruções do tabernáculo, em êxodo 25. Eram feitos de ouro puro, uma só peça que formava uma base com sete hastes. Iluminavam por meio do azeite em seu interior. de ouro
13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem“semelhante a filho de homem” — Indica de que mesmo tendo retornado para o Céu, Jesus mantém a semelhança de homem., com vestes talares“vestes talares” — Vestes longas, que iam até os pés. e cingido, à altura do peito, com uma cinta“cinta de ouro” — Seus atos são cheios de justiça. Tudo o que é anunciado nesta profecia acontece, ou ainda vai acontecer, como resultado da justiça divina. de ouro.
14 A sua cabeça“A sua cabeça e cabelos eram brancos, como alva lã, como a neve” — Significa que as coisas que Ele determinou e que são anunciadas nesta profecia são o cumprimento de sua justiça. e cabelos eram brancos; como alva lã, como neve; os olhos“olhos como chama de fogo” — Nada está escondido dos seus olhos. , como chama de fogo;
15 Os pés“pés, semelhantes ao bronze polido” — Ele está pronto para executar a sentença há muito tempo determinada contra os que rejeitam a Deus. “Aquele dia vem ardendo como fornalha…” (Malaquias 4.1 NAA), semelhante ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz“voz, como voz de muitas águas” — Significa que a palavra de Deus completa nosso ser. “Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede.” (João 4.14 NAA) de muitas águas.
16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois espada“da sua boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes” — Sua palavra cumprirá todo propósito pelo qual é enviada. “A palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes.” (Hebreus 4.12 NAA) de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol“O seu rosto brilhava como o sol na sua força” — Mesmo em meio aos eventos de juízo anunciados nesta profecia, haverá oportunidade de salvação. na sua força.