CARTA À IGREJA EM ÉFESO

Apocalipse 2

Versículos de 1 a 7

Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva“conserva na mão direita as sete estrelas” — Sustenta Seus pastores. na mão direita as sete estrelas e que anda“anda no meio dos sete candeeiros de ouro” — Conhece os Seus. no meio dos sete candeeiros de ouro:

2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor“O teu labor” — Trabalho dedicado pela causa do Evangelho. como a tua perseverança“a tua perseverança” — Não desistiam de cumprir a vontade de Deus, apesar das dificuldades., e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmo se declaram apóstolos e não são, e os achastes mentirosos;

3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.

4 Tenho, porém, contra“Tenho, porém, contra ti” — Jesus Se opõe aos nossos desvios, esperando nossa correção. ti que abandonaste“abandonaste” — Tomou a decisão de deixar de buscar a comunhão com o Espírito Santo. teu primeiro“primeiro amor” — É o amor que nasce no momento da conversão, fruto da comunhão com o Espírito Santo. amor.

5 Lembra-te, pois, de onde“Lembra-te, pois, de onde caíste” — Jesus aponta para o nível de comunhão perdido, que é a fonte do amor por Ele. caíste, arrepende-te e volta a prática das primeiras“volta à prática das primeiras obras” — o texto fala daquilo que fortalece a comunhão com o Espírito Santo. É um chamado para reconhecer o que deixamos de fazer e retomar imediatamente essa prática. obras; e, se não, venho a ti e moverei “moverei do seu lugar o teu candeeiro” — Ficarás desconectado, perdendo assim a capacidade de transmitir o Evangelho. “…sem mim nada podeis fazer.” (João 15.5 – NAA) do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.

6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

7 Quem tem ouvidos“Quem tem ouvidos” — É aquele que ouve e atende à voz de Deus., ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor“vencedor” — É quem mantém o primeiro amor até o fim., dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso“paraíso de Deus” — A Jerusalém Celestial descrita em Apocalipse 22. de Deus.

 

Deixe um comentário