CARTA À IGREJA EM PÉRGAMO

Apocalipse 2

Versículos de 12 a 17

12  Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:

13  Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono“onde está o trono de Satanás” — Não era um trono literal, mas de influência. A cidade de Pérgamo era um centro de cultos pagãos e adoração ao imperador, onde existia uma clara oposição a Deus. de Satanás , e que conservas“conservas meu nome” — Não negavam que Ele é o Salvador, permaneciam na verdade e viviam como Jesus ensinou, mesmo diante de ameaças. o meu nome e não negaste“não negaste a minha fé” — Mesmo sob pressão, permaneceram fiéis ao evangelho de Jesus, sem distorcer ou abandonar a verdade recebida dEle. a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde“onde satanás habita” – uma maneira simbólica de indicar que uma área ou cidade está fortemente influenciada por forças malignas. Satanás habita.

14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina“doutrina de Balaão” — Alguns membros da igreja estavam permitindo e até incentivando práticas de idolatria e imoralidade. de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.

15 Outrossim, também tu tens da mesma forma os que sustentam a  doutrina“doutrina dos nicolaítas” — Um ensino condenado por Jesus, associado a práticas que corrompiam a fé e a conduta dos discípulos. dos nicolaítas.

16 Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei“contra eles pelejarei com a espada da minha boca” — Serão disciplinados, conforme o alerta dado nesta profecia. com a espada da minha boca.

17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor“vencedor” — Aquele que, mesmo cercado por fortes influências malignas, permanece obediente a Jesus., dar-lhe-ei do maná escondido“maná escondido” — algo que somente será conhecido no final, quando Ele entregar as recompensas àqueles que Lhe obedeceram., bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome“um nome novo, o qual ninguém conhece” — Deus dará a cada um de Seus filhos um nome único, ou seja, não haverá outro com o mesmo nome. Será o nome pelo qual seremos conhecidos por todos ao longo da eternidade. novo, o qual ninguém, exceto aquele que o recebe.

 

Deixe um comentário